Socionics (IPA: / ˌsoʊsi'ɑniks /) é uma teoria psicológica da interação interpessoal baseada na concepção dos tipos psicológicos formulada por Carl Gustav Jung e desenvolvida posteriormente pela economista lituana Aušra Augustinavičiūtė na década de 1970 A sociónica tem 16 tipos e 16 tipos de relações entre tipos, como o simplista modelo mais recente, MBTI. Além disso, ele divide as informações em 8 variedades.
A principal fonte de inspiração para os sociónicos foi a Tipologia de Jung. A sociónica desenvolveu-se nas décadas de 1970 e 80 na antiga União Soviética e foi separada da psicologia ocidental, incluindo sistemas tipológicos semelhantes, como o MBTI. Hoje, a sociónica é popular no mundo de língua russa e está começando a fazer incursões em outros domínios culturais.
Para os leitores familiarizados com o MBTI, os sociónicos parecerão fáceis de entender a princípio, mas os leitores devem ter cuidado para observar diferenças na teoria e nas descrições. Muito conhecimento do MBTI não pode ser transferido para a Socionics, porque as definições dos conceitos fundamentais e os comportamentos previstos pelas duas teorias não correspondem exatamente. Qualquer correspondência entre MBTI e Socionics é provisória, na melhor das hipóteses.
Nos próximos posts irei desenvolver em que é que consiste esta teoria, os seus modelos e contemporâneos, e a descrição aprofundada destes 16 tipos.
Os vários posts do blogue estarão sujeitos a várias alterações conforme vou organizando, adicionando e traduzindo mais informação.

No comments:
Post a Comment