Descrição geral
O LII possui uma capacidade bem desenvolvida para análise lógica e é capaz de distinguir claramente o primário do secundário. Criar estruturas, classificações, conceitos está no estilo de LII. Depois de descobrir o problema, ele apresenta novas soluções. Ele é objetivo e impessoal, às vezes até severo em suas avaliações e em seus princípios. Se ele não estiver satisfeito com algumas diretrizes ou regulamentos, ele pode simplesmente ignorá-las.Orienta mal os sentimentos e as relações pessoais das pessoas. Teimoso e inflexível com suas relações com os outros. Obstinadamente tenta manter o sistema de relações com o qual ele se acostumou. Reservado sobre si mesmo. Não gosta de convidados não convidados, porque ele não sabe como entretê-los e ocupá-los. Cauteloso na comunicação, geralmente se mantém a uma certa distância. Quanto mais ele simpatiza com uma pessoa internamente, menos externamente demonstrativo ele é do seu interesse.
Tolerante com outros pontos de vista e diferentes estilos de vida. Seu comportamento é muitas vezes confuso para os outros porque ele toma decisões de maneira intuitiva - adivinhando. Freqüentemente, ele tem um interesse principal, dentro do qual está constantemente aprimorando seus conhecimentos e habilidades. Mantém uma conversa apenas quando se trata de assuntos que lhe interessam.
Em casa, o LII é modesto, geralmente satisfeito por um mínimo de conveniências. As tarefas diárias têm um efeito supressor e cansativo nele. Apesar de sua teimosia, qualidades como insistência, ser exigente e dominador, são subdesenvolvidas no LII. Ele não pode subordinar as pessoas a si mesmo, apenas pelo raciocínio com elas. Em situações críticas, ele pode ser um tanto indeciso. Ele não pode ser forçado a fazer nada por coerção.
Descrição detalhada
LII sabe como expressar lógica e convincentemente seus pensamentos. Ele cria esquemas e conceituações, separa distintamente o importante do secundário. Uma vez que ele desenvolve uma idéia geral do esquema, ele trabalha na reificação e na aproximação da prática. Teóricas puras, filosofantes, discussões completamente afastadas da vida não são para ele. A correção do sistema que ele avalia por sua consistência lógica interna. Modifica facilmente a estrutura formal de um sistema. Prefere informações compactas que foram formuladas da forma mais concisa possível, embora possam expandi-las em volume, se necessário. LII está bem ciente das potencialidades e possibilidades de idéias, conceitos, modelos, esquemas e sistemas. Dá uma avaliação objetiva e imparcial de seu potencial. Sabe amarrar detalhes e detalhes ao todo.Procura melhorar ou aprimorar qualquer teoria ou desenvolvimento. Persistentemente preenche os links ausentes de qualquer sistema que seja do seu interesse. Ideias alternativas não escapam à sua atenção. Ele é capaz de gerar idéias, propostas e brainstorming. Pensa de forma muito independente. Depois de entender um problema, ele propõe soluções inovadoras. As idéias chegam a ele intuitivamente - adivinhando. A lógica para ele é apenas uma maneira de enquadrar as informações que ele obtém intuitivamente. Ele é capaz de desvendar um problema confuso e ambíguo. Procura intuitivamente relacionamentos ocultos. A falta de evidência substitui a imaginação. Penetra cada vez mais profundamente no objeto de estudo.
Não é muito sociável. Ele acha difícil construir relacionamentos com as pessoas. Faz um esforço para se comportar gentilmente e entrar em contato próximo. Esconde sua vida pessoal de estranhos. Não gosta de convidados não convidados, não sabe com o que ocupá-los. Na comunicação com muito cuidado. Contribui para a conversa apenas quando se trata de assuntos importantes para ele. Valoriza as relações que já foram estabelecidas. Teimosamente mantém o sistema de relações com o qual ele já se acostumou. Ele não quebra relacionamentos estabelecidos, mas também não se apega a relacionamentos que sobreviveram a si mesmos. Indiferente às críticas de fora. Não tem medo de uma atitude negativa direcionada a ele. Com estranhos e pessoas que o confundem fica contido, se cala internamente - ele não sabe como se comportar diante deles.
O LII avalia as relações entre as pessoas pelo grau de facilidade e falta de restrição. Esforça-se por relações democráticas simples. Relacionamentos pesados e tensos retiram sua energia e o tornam passivo. Na maioria das vezes, LII é uma pessoa gentil e agradável, não intrometida ou dominadora. Equilibrado e auto-sustentável. Tem uma necessidade crítica de independência e autonomia territorial. Subordena mal as pessoas à sua vontade e defende seus interesses cotidianos. Em situações críticas, pode se tornar indeciso e lento. Embora ele permaneça calmo, ele precisa de alguns conselhos sobre o que fazer e como agir. Pode ignorar abusos e pressões. Não se pode conseguir nada dele por pressão coercitiva.
Simpatia e emoções positivas o acalmam. Com prazer, ele responde a eles, torna-se sociável e espirituoso. Tenta trazer alegria para as pessoas próximas a ele. A uma curta distância, torna-se mais positivo, alegre e amigável. Seu otimismo é transferido para as pessoas ao seu redor. Se as emoções são negativas, ele as responde apenas se as considerar válidas e razoáveis. Caso contrário, ele se distancia e tenta extinguí-los por análise lógica. Expressa suas próprias emoções apenas quando está a uma curta distância ou sente que está em um ambiente familiar. Caso contrário, comporta-se de maneira fria e desapegada.
Em casa, ele é modesto e concorda em ser satisfeito com um mínimo de instalações. No entanto, cuidados efetivos para sua saúde e conforto elevam seu espírito e o tornam otimista. Quando seus problemas domésticos e financeiros são resolvidos, sua energia aumenta e ele resolve os problemas que foram adiados para tempos melhores. Esforça-se para vestir-se harmoniosamente, sem frescuras e jóias artificiais. No entanto, ele não é rápido em encontrar seu estilo. Se sente desconfortável se ele estiver vestido de forma não funcional, de uma maneira que não seja inapropriada para a situação. Quando ele sente desconforto por um longo tempo, leva ao acúmulo de emoções negativas. Com o tempo, sua paciência pode explodir; tudo o que está fervendo por dentro pode transbordar.
Bom em estimar perspectivas de novos empreendimentos e projetos. Dá conselhos sobre como "ajustar" um projeto novo e incomum, o que deve ser considerado para que seja bem-sucedido. No entanto, o próprio LII não se distingue pelo espírito empreendedor. Na atividade comercial, ele vacila, pensa por um longo tempo antes de decidir algo. Muitas vezes, ele é muito cauteloso e inativo a princípio, e de repente começa a correr riscos, esperando a sorte. No trabalho concreto, ele é muito meticuloso e especifica tudo até o último detalhe, ou está com muita pressa para terminar logo e começar o próximo trabalho. O resultado bruto não o confunde: se necessário, ele voltará e refará os passos. Em áreas de interesse para ele, ele faz perguntas sobre o que as pessoas normalmente fazem, que tecnologia está em uso. Com base nessas informações, ele decide como deve agir. No entanto, ele rapidamente perde as habilidades de trabalho adquiridas.
Sente sua dependência do fluxo do tempo. Para eventos e reuniões geralmente chega a tempo; pode até sentir orgulho de sua pontualidade e organização. Sabe avaliar suas capacidades com precisão para finalizar o trabalho planejado dentro do prazo. No entanto, ele geralmente atrasa no início e acelera seu ritmo de trabalho no final. Devido a isso, a qualidade ou o volume de seu trabalho pode sofrer. Tem maiores chances de obter sucesso se ele iniciar suas tarefas em tempo hábil. Procura métodos e táticas que podem economizar tempo. Odeia quando o tempo é gasto inutilmente. Avisa os outros se ele estiver muito ocupado e tiver muito o que fazer que não possa ser adiado. Sente que ele é governado pelo destino, sobre o qual ele não pode fazer nada. Esquece rapidamente falhas passadas, mas também não espera nada de bom no futuro.
Forma de comunicação
Com pessoas desconhecidas, o LII se comporta com certa reserva e distanciamento, e mantém uma distância psicológica. Normalmente, ele não é o primeiro a tomar iniciativa em se familiarizar. Seu discurso é muito claro e lógico. Ele apresenta o material de maneira coerente, mostrando tendência a enfatizar palavras importantes com entonação. No início, fornece uma visão geral generalizada ou abstraída e depois passa a apoiar exemplos concretos. A ordem inversa também é possível: primeiro, vários exemplos reais, seguidos por uma conclusão geral. A lógica de seu discurso, especialmente ao defender qualquer idéia no momento da disputa, pode ser bastante rígida e categórica. ** Ele corta detalhes desnecessários, está interessado apenas no padrão geral. Durante uma conversa ou apresentações, mostra emoção, o que era difícil de ver antes. Suas emoções adquirem uma natureza forte e dramática, correspondente ao grau de sua excitação. Seus olhos começam a piscar com um brilho fanático. No entanto, ele tenta se comportar de maneira correta enfatizada. Suporta uma conversa apenas quando é interessante para ele. Não expressa suas opiniões sobre assuntos pelos quais ele é indiferente, prefere permanecer calado nesses casos.[** Nota do editor: isso é mais descritivo dos Ti-LIIs do que dos Ne-LIIs. O subtipo intuitivo geralmente mostra muito mais flexibilidade e espontaneidade, e menos firmeza e categorismo na conversa, a ponto de se considerar ILE, IEI, IEE e outros tipos irracionais.]]
Características de comportamento
Considerador de pessoas, sempre dá a uma pessoa a oportunidade de falar. Como ele acredita que toda pessoa tem algum tipo de habilidade, ele tenta, pelo menos, não interferir na pessoa que as desenvolve. Geralmente tolerante com outros pontos de vista. Não rejeita imediatamente nenhuma proposta, tenta verificar primeiro na prática. Em seu comportamento, ele geralmente é privado: não compartilha facilmente informações sobre seus assuntos e assuntos pessoais. De um lado, pode até parecer que ele não tem vida pessoal. Caracterizado por uma forte necessidade de independência. Ele é satisfeito apenas pela completa liberdade. Nas atividades comerciais e de trabalho, esse desejo de liberdade é associado a um senso de responsabilidade por ele. Exigente, muitas vezes indiferente a comida e decorações. Ser cativado por seu trabalho pode recusar o jantar. Em casa, ele é modesto e basta com um mínimo de instalações. Freqüentemente tem algum interesse, engajamento ou hobby que ele fanaticamente segue por um longo período de tempo. Ao mesmo tempo, ele não se importa com o que os outros dizem sobre ele. Não anuncia nem chama a atenção para sua posição na vida, vive por seus próprios interesses. Quaisquer regras ou ordens que lhe sejam insatisfatórias, ele pode simplesmente ignorar. Para a maioria das pessoas, o LII não é compreensível, portanto eles mantêm alguma distância dele.Aparência
A aparência de LII tem várias características que permitem identificar uma pessoa desse sociótipo mesmo à distância. Uma característica é a face ascética. Do ascetismo, podemos falar por duas razões. Primeiro, a própria estrutura do rosto geralmente se assemelha aos perfis medievais por sua angularidade, uma combinação de grandes partes do rosto (geralmente nariz) com um pequeno (geralmente queixo), bem como linhas da mandíbula e da testa. Segundo, a expressão em seu rosto à distância é sempre percebida como completamente sem emoção, até sombria e sombria. A pele é geralmente pálida e sem sangue. Homens desse tipo gravitam para cortes de cabelo curtos. O número de LII na maioria dos casos é pequeno. Uma característica que permite que você assuma com confiança que uma pessoa pertence a esse sociótipo - é uma figura curvada para trás, com uma barriga um tanto saliente. A marcha de LII é incerta, abanando um pouco. Às vezes até parece que ele não sabe para onde ir. Em momentos de excitação, ele pode sacudir-se de um lado para o outro, como se estivesse abrindo caminho no espaço pelo toque. LII (homens) se vestem de maneira não demonstrativa, não querendo atrair atenção indevida para si mesmos. No entanto, o LII é caracterizado por oscilação e variações na maneira como ele se veste. Às vezes, ele vai de um extremo a outro: primeiro se veste de forma elegante, depois vem vestido com roupas "surradas". O estilo de roupas de mulheres desse tipo pode ser chamado de "francês" - dentro dele podem-se ver traços de originalidade enfatizada, não padronização, um desejo de se destacar.Como subordinado
ForçasPossui lógica altamente desenvolvida e se destaca no pensamento analítico. Sabe como identificar as principais partes do material com o qual está trabalhando. Gosta de generalizar fatos. Bem versado nos esquemas, classificações e estruturas. Realisticamente estima as perspectivas práticas de qualquer projeto, mas também não perde de vista as alternativas. Defensor da disciplina e da ordem, baseado não na pressão administrativa, mas no senso de dever, consciência e responsabilidade pessoal. Por natureza, ele é gentil, mas coloca fatores objetivos acima dos interesses e relacionamentos pessoais. Pessoa de sua palavra, valoriza a equidade e a organização razoável. Um bom orador, capaz de se comunicar de maneira clara e concisa, transmite o material para o público. Procura independência, mas se deixa guiar por pessoas que conseguem persuadir gentilmente, mas com firmeza. Tem um bom senso de tempo, geralmente chega a tempo de eventos e reuniões. Cauteloso, percebe o perigo. Raramente perde a paciência. Democrática e tolerante com diferentes pontos de vista.
Áreas problemáticas
Insuficientemente flexível nas relações. Fala sobre o que lhe interessa e ignora detalhes estranhos na conversa com um parceiro. Se o assunto não for interessante para ele, tente evitar uma conversa porque ele não quer perder tempo. Não gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, especialmente com pressa. Pode ser teimoso e intransigente. Não tolera receber ordens, rejeita friamente a pressão volitiva. Reservado e reservado, não gosta de falar sobre sua vida pessoal. Mal tolera quando sua liberdade é restrita ou exigências irracionais são impostas a ele.
Dele não se pode exigir e esperar:
- muita praticidade e mobilidade;
- sensibilidade, ajuste para a outra parte na conversa;
- qualidade no trabalho de rotina desinteressante para LII;
- sociabilidade e comunicatividade;
- qualidades exigentes e insistentes.
Como supervisor
O representante desse sociótipo demonstra calma, equilíbrio, julgamentos medidos e pouca emotividade na comunicação. Normalmente, cumpre as normas de comportamento correto. Ele é freqüentemente reticente e retraído, tem poucos amigos, prefere viver de acordo com seus próprios interesses e regras. Por esse motivo, ele é geralmente percebido como desapegado dos problemas cotidianos.Supervisor-objetivista Uma pessoa que afirma ser objetiva e se esforça para abstrair ao máximo suas experiências emocionais, para sempre encontrar razões objetivas para suas ações e atividades, para ver as principais partes e a linha central no desenvolvimento de eventos, para apresentar suas visão dos problemas dentro do sistema. Todas essas são as características essenciais do supervisor-objetivista.
"Analítico" visa uma visão abrangente de qualquer sujeito ou objeto. Na sua opinião, esta é a única maneira de obter uma imagem objetiva da situação. O resultado dessas reflexões são respostas às perguntas "por que", "para quê?" "Pelo que?". LII desconstrói um objeto ou problema em suas partes componentes e explica seu mecanismo de ação. Depois de desenvolver uma abordagem, ele é capaz de entender os problemas mais complexos.
Ele não impõe ou impõe sua opinião, nem usa sua posição e status. Em vez disso, ele se apóia no método de persuasão, que se baseia em fornecer declarações lógicas claras, projetadas para justificar a necessidade e a justiça de uma decisão ou de alguma posição. Ele deixa claro que sua avaliação é objetiva. Ele mudará de idéia apenas se lhe for oferecida uma posição melhor fundamentada. Torna-se intransigente apenas nos casos em que se trata de questões objetivamente fundamentais ou de verdade científica e social. Em pequenos assuntos, ele geralmente está cedendo. Alguns de seus colegas de trabalho e subordinados podem tirar proveito disso. No entanto, se o fizerem sem senso de medida, o supervisor-objetivista poderá sofrer severas penalidades administrativas, incluindo demissão. Nesses casos, ele menciona as possíveis consequências ou toma medidas drásticas.
Capaz de alcançar as pessoas para gerar interesse em si e em suas idéias. Muitas vezes contribui para um bom mentor e professor. Ele incentiva até pequenas iniciativas, ouve todos os pontos de vista e possibilita o desenvolvimento do potencial da pessoa. Tem um bom senso intuitivo para o público, perceptivo das reações às suas palavras. Se necessário, ele pode reajustar e direcionar a discussão para uma direção inesperada. Quanto maior a audiência - mais confiante ele se sente. Tem dificuldades em se comunicar com alguém que não percebe alternativas e possibilidades, cujo pensamento é muito fundamentado. Não participa de discussões sobre tópicos que não lhe interessam. Não suporta inútil, em sua opinião, debate e comunicação.
Características principais:
- Pode preencher adequadamente o papel de líder frontal.
- Ao estabelecer contatos comerciais, ele orienta por critérios objetivos e avalia o potencial de seu parceiro desse ponto de vista.
- A atividade comercial é caracterizada pela prudência e clarividência, além de uma análise cuidadosa de suas próprias habilidades.
- A interação com os funcionários é baseada em uma base coletiva.
- Tipo de comportamento colaborador com elementos de compromisso.
- Alcança ótimos resultados levando em consideração as possibilidades objetivas. Não pode impactar as pessoas emocionalmente.
- Motivos - lucro, não podem funcionar de acordo com as leis que protegem a ordem burocrática e a hierarquia de autoridade. Estratégia: total liberdade de gestão, consistente com a necessidade objetiva. Não pode servir como líder no tratamento de questões éticas.
Condições de trabalho
Para o "analista", o regime ideal é um trabalho calmo, onde ele possa refletir sobre questões lógicas. O trabalho deve ser do seu interesse e proporcionar-lhe uma oportunidade de satisfazer sua curiosidade e sede de conhecimento. É melhor para ele trabalhar independentemente dos outros, por seu próprio "ritmo". Status, desejo de vencer e ter sucesso, a construção de uma carreira geralmente são de valor secundário para o LII. Ele pode ser inspirado a trabalhar com apelos emocionais de que sua participação é absolutamente necessária. Explique a ele que uma boa parte do trabalho já foi realizada, mas sem ele o projeto pode parar. O próprio "analista" pouco se importa com as comodidades e conveniências no local de trabalho e em casa, mas o conforto e os suprimentos abundantes aumentam, no entanto, seu desempenho e seu humor. Assim, se você resolver para ele todos os problemas que tratam de arranjos e suprimentos materiais, ele ficará muito grato a você. Ele também não se sente à vontade para fazer exigências para si mesmo e pode prestar pouca atenção ao seu próprio bem-estar. Essa pessoa pode ser inteligente, progressista, especialista em seu campo, mas bastante assertiva. Se, de tempos em tempos, cuidar desses assuntos (e ele precisar muito disso!), Ele será grato a você.Recomendações para o auto-aperfeiçoamento
Seus pontos fortes são uma inclinação analítica da mente, uma aptidão para o pensamento estrutural e a capacidade de ver as leis gerais por trás de qualquer fenômeno ou evento. Você é orientado pela objetividade e justiça em suas avaliações. Ao fornecer uma avaliação para as pessoas, você deve prestar atenção à contribuição delas à causa comum, em vez de simpatias pessoais. Em qualquer tarefa ou projeto que você execute, você sempre distingue as partes principais e descarta todos os detalhes desnecessários e irrelevantes. Você também sabe como transmitir qualquer coisa de uma maneira estritamente lógica e transmitir a idéia básica ao público.Depois de analisar uma idéia e avaliar sua importância e perspectivas, você se torna um forte apoiador dela. Sua intuição criativa a nutre, alimentando-a continuamente com novos surtos de percepções e percepções.
Você é dotado da capacidade de tratar outras pessoas com cuidado. Você é capaz de anotar uma pessoa em ação e ajudá-la a revelar suas habilidades e instilar autoconfiança.
O principal problema em sua vida é sua incapacidade de defender ativamente seus interesses, pouca confiança em si mesmo e em sua capacidade de lidar com assuntos concretos da vida. Você é caracterizado por indecisão. Você não tem uma reação instantânea à mudança de situações. Falta de operatividade, efetividade e baixa dinamicidade podem machucá-lo. Tente ser mais ousado e enérgico ao afirmar seus direitos, se você acredita na validade deles.
Adote as formas de esporte que incentivam a determinação e a velocidade da reação - tênis, esqui, automobilismo e boxe. Certifique-se de alternar trabalho mental com trabalho físico. Faça exercícios que melhorem sua capacidade de concentrar sua atenção, bem como atividades que desenvolvam essa qualidade, como a pesca.
Você precisa de apoio moral em seus empreendimentos. Tente se associar com pessoas determinadas e otimistas, que de tempos em tempos incentivam e ajudam você a superar seu pessimismo e falta de fé em si mesmo.
Seu outro problema - dificuldades na comunicação com as pessoas, estabelecimento de grandes distâncias psicológicas, que são percebidas pelos outros como secura, aspereza e alienação. Às vezes, você conscientemente se condena à solidão. Tente não ser sombrio e melancólico. Sorria e seja gentil com mais frequência, mas não vá muito longe com isso, porque você achará difícil recusar as pessoas. Selecione com cuidado um círculo de contatos necessários para evitar tensão desnecessária e problemas éticos. Tente não perder laços emocionais bem estabelecidos. Lembre-se de que você pode ajudar muitas pessoas por seu bom senso e profundo entendimento. Lembre-se de que nem todos são tão hábeis em analisar eventos e ignorar emoções quanto você.
Tente cultivar em si mesmo um senso de normas de interação social e pratique-as todos os dias. Seja mais atencioso com os interesses dos outros. Tente se aprofundar nos problemas de outras pessoas se quiser que elas trabalhem com você. Lembre-se de que uma pessoa se sente ofendida por uma atitude superficial e descuidada.
No comments:
Post a Comment